A
proposta educacional e política de Platão não é absurda, aliás, ele apresenta
de forma evidente que há um estreita e necessária relação entre Política,
Conhecimento e Educação. Quando sugere o sentido da Educação como Paidéia
(Educação integral – corpo e alma), como um meio de construção de uma república
ideal, sedimentada no Bem, no Justo e no Belo, ele dá um caráter muito parecido
com o que entendemos de educação hoje. Platão aponta uma perspectiva que ainda
alimenta a mística da educação como promoção e qualidade do ser. Ou seja, uma
coletividade justa e voltada para o bem nasce de um processo em que os
indivíduos são educados para a construção Justiça, embora ela nem sempre seja
fácil de ser conceituada, fundamentada ou mesmo justificada pela argumentação.
Certamente que as repúblicas que se fundaram a partir do horizonte utópico da
república modelo se construiriam em perspectivas diferentes em que a justiça, o
bem e o belo seriam os fios da permanência desse estado perfeito de organização
da Pólis, garantidos pela educação integral do ser humano. È nesse sentido que
o pensamento educacional de Platão fixou-se nessa necessidade e possibilidade
de qualificação do ser para vida coletiva. Definitivamente não há senso
coletivo sem o empreendimento educacional.
Aristóteles aponta na Politéia, de
Homero, há uma proposta educacional muito curioso, pois os deuses têm
características humana. Não só formas, mas atitude humana como ciúme, raiva,
amor etc. Isso já dá uma perspectiva interessante, ou seja, se investimos na
qualificação do nosso ser, através da educação, podemos alcançar um nível mais
elevado de nossa existência, muito embora não tenhamos o dom da imortalidade,
podemos nos assemelhar aos deuses na busca do conhecimento. Nesse sentido é que
nasce aquilo que chamamos de estética da existência. Cada ser humano assume a
sua autoconstrução como se fosse uma obra de arte. Com isso, a educação vai
perdendo herança divina para assumir um caráter de finalidade humana. E
Aristóteles, temos uma compreensão dialética da educação e, ao mesmo tempo, uma
espécie de sistemática de tudo o que foi dito e entendido sobre o assunto
Grécia Antiga e Clássica. Para ele, não há problema com a política de (Platão)
ou com o discurso de (Sócrates), desde que esses sejam acompanhados pela sua
ética. Esse caminho apontado por Aristóteles mostra que ele instituiu no fato
de que a educação ou o processo de conhecimento leva o ser humano a buscar o
meio termo, a temperança, nem muita festa nem de menos. Percorrido pelo bom uso
do conhecimento. Isto só acontece pela virtude obtida pela educação das novas
gerações numa perspectiva de construção interior da pessoa.
Portanto, para Platão o problema da
Educação que remete à justiça é o da desigualdade entre os homens, os homens
não são iguais e tem que obedecerem à ordem que a natureza impõe. Buscando uma
organização educacional do Estado, então a justiça consiste em determinar a
função de cada cidadão dentro da cidade. Somente por meio da justiça poderá o
homem alcançar a felicidade. Hoje em dia a Educação que buscado nas estancais
públicas e particulares usa em parte a filosofia de Platão que busca uma
educação integral para o homem, que está educação propõe a busca de um caráter
de conhecimento justo e bom. Procura educar a pessoa para boa convivência na
cidade, respeitando a lei para boa política nas cidades. E por isso que muitas
de nossas escolas reproduzem a filosofia de Platão por ser necessário que
muitas pessoas vivem nas cidades e boa conduta propõe fazem com que as cidades
uma convivência fraterna. Já Educação proposta por Aristóteles não fogem da
Educação de Sócrates e Platão, mas ele vai amparar o seu processo educacional
na Ética, como virtude. Porque o homem cria seu próprio conhecimento como se
fomos deuses, não mais místicos e sim que a virtude da ética funciona para que
homem como temperança e constrói seu próprio caminho para uma virtude em
sociedade. Finalmente pode-se dizer que os dois filósofos Platão e Aristóteles
influenciaram a educação por meio da virtude, ética e do conhecimento da vida e
da sociedade onde vivem o aprendiz no seu cotidiano.
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